Autor: Professor Hugo S. Ferreira
Coautor: Professor Victor L. Caldeira
É de conhecimento geral o conjunto de desafios que a educação encara atualmente, portanto dentro do currículo escolar é importante destacar a valorização dos princípios éticos para a formação dos discentes. trabalhar os fundamentos concisamente analisando as várias dimensões das atividades cotidianas, deve ser considerada atividade chave para o equilíbrio social e desenvolvimento pleno do cidadão.
O mundo globalizado possibilitou o contato com novas tecnologias e apresentou inéditas formas de interatividade, que instigam opiniões favoráveis e que também contrapõem posições nos debates relacionados aos comportamentos e interações humanas.
As habilidades de comunicação, colaboração, capacidade de trabalho sob pressão e equipe, flexibilidade, tomada de decisões e senso de justiça, aparecem no contexto caracterizado como soft skills. O desenvolvimento dessas características se tornou desafiador no mundo moderno, é preciso fomentar o equilíbrio ético norteador das boas práticas para uma progressão ascendente das atividades desenvolvidas nos âmbito sociais, econômicos, políticos e culturais.
Portanto, entende-se que há um contraste simbiótico entre ética e desenvolvimento da sociedade. Vasquez (2003, p. 23) diz que a ética é uma ciência ou teoria que conduz estudos no limiar do comportamento humano na sociedade, e como conhecimento científico aspira a razão e a objetividade para gerar conhecimentos sistemáticos, metódicos e comprováveis dentro da realidade.
Com isso, inserindo a discussão da ética no contexto pedagógico, pode-se dizer que é um desafio para o discente desenvolver os saberes necessários para se posicionar mediante as ações individuais e coletivas estabelecidas em sociedade.
Moretto (2000), relata que:
A ação do educador deve pautar-se na ética profissional vista como o compromisso de o homem respeitar os seus semelhantes, no trato da profissão que exerce.
Portanto, Ética e Moral são assuntos que devem por necessidade estrutural serem inclusos nos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e nos Regimentos Escolares – RE, sendo instrumentos necessários de aprendizado dos educandos e dos estudantes, para que saibam proceder diante de seus semelhantes nas adversidades que surgem.
A reflexão ética traz à luz a discussão sobre a liberdade de escolha. A ética interroga sobre a legitimidade de práticas e valores consagrados pela tradição e pelo costume. Abrange tanto a crítica das relações entre os grupos, dos grupos nas instituições e perante elas, quanto a dimensão das ações pessoais. (BRASIL, 1997, p. 25)
Para a prática da ética e o exercício da cidadania em detrimento da educação, podemos refletir sobre o disposto na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 205°,
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 29 Dez. De 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.
Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 29 Dez. De 2020.
MORETTO, Vasco Pedro. 2ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, promovida pelo Senac no ano de 2000, em Florianópolis/SC. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/posturadoprofessor/index.php?pagina=3>. Acesso em: 29 Dez. De 2020.
VAZQUEZ, Adolfo Sanches. Ética Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 24ª ed., 2003.
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