A INOVAÇÃO DISRUPTIVA COMO IMPULSORA DO CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

A INOVAÇÃO DISRUPTIVA COMO IMPULSORA DO CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

AUTORES:
Carlos Gustavo Lopes da Silva
Douglas dos Reis Novaes
Hugo Silva Ferreira
Geisse Martins

Submetido em: 20/11/2023
Aprovado em: 07/12/2023
Publicado em: 07/12/2023
DOI: 10.56876/revistaviabile.v2n4.03

RESUMO:

Este estudo é fundamentado em autores como Christensen (1997), Tidd e Bessant (2018), Dutton, Dukerich e Harquail (2014) dentre outros, e objetiva compreender os princípios, fases e metodologias da inovação disruptiva aplicada ao empreendedorismo para pequenas empresas, relacionando e verificando a aplicabilidade das práticas na remodelagem de um negócio ou produto, impulsionando a empresa perante o mercado agressivo dos negócios. A abordagem deste trabalho concentra-se em uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo com o propósito de demonstrar como o microempreendedor pode reinventar um negócio com as metodologias e ferramentas disponíveis como, por exemplo, o Business Model Canvas. O levantamento bibliográfico evidenciou o que é necessário para aplicar e desenvolver o processo inovador de um produto ou negócio, uma vez que existe uma série de desafios e crenças a serem trabalhadas pelas partes envolvidas, pois a colaboração e interação são fundamentais para que o processo ocorra de forma linear, construtiva e eficaz, considerando os obstáculos que surgirão durante a implementação das metodologias propostas neste trabalho.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação disruptiva. Remodelagem. Negócio.

Abstract:

This study is based on authors such as Christensen (1997), Tidd and Bessant (2018), Dutton, Dukerich and Harquail (2014), among others, and aims to understand the principles, phases, and methodologies of disruptive innovation applied to entrepreneurship for small businesses, relating and verifying the applicability of these practices in the remodeling of a business or product, driving the company in the aggressive business market. The approach of this work focuses on qualitative bibliographic research with the purpose of demonstrating how micro-entrepreneurs can reinvent a business with the available methodologies and tools, such as the Business Model Canvas. The literature review has highlighted what is necessary to apply and develop the innovative process of a product or business, considering that there are a series of challenges and beliefs to be addressed by the involved parties, as collaboration and iteration are essential for the process to occur in a linear, constructive, and effective manner, considering the obstacles that will arise during the implementation of the proposed methodologies in this work.

Keywords:  Entrepreneurship. Disruptive innovation. Remodeling. Business. 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!