RESUMO:
As decisões dos seres humanos sempre sofreram influência em algum grau ou sentido. Sejam por necessidade física ou emocional, por amigos, filhas, esposas, contexto cultural, geográfico ou econômico. Desde a época do neandertal, que mudava de regiões, influenciado por conflitos ou mudanças climáticas. Decisões que parecem terem sido tomadas sem uma aparente persuasão, eventualmente existe algum tipo de associação mental onde se resgata opiniões, imagens e indicações de quem nem se lembra mais. Nos tempos atuais, o ser humano continua influenciando e sendo influenciado e passa a contar com o grande catalisador que se chama mídia digital. Este paper busca entender o contexto atual e participação da mídia digital na influência do comportamento do consumidor, especialmente no que tange a ascensão de novas empresas de tecnologia. Para isso, se utiliza de pesquisa e revisão bibliográfica para apoiar as ideias aqui colocadas. Por fim, este estudo permitiu compreender novas formas de influência da mídia digital no comportamento do consumidor e como empresas a utilizam para se adaptarem ao novo tempo tecnológico.
Palavras-chave: Tecnologia. Influência. Persuasão. Mídia. Marketing. Estratégia.