INTERNACIONALIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

INTERNACIONALIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

AUTORES:

LELLES DE PAULA LEMOS

Submetido em: 15/08/2024
Aprovado em: 20/08/2024
Publicado em: 23/08/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n2.02

RESUMO:

A internacionalização de empresas demanda a adoção de estratégias criteriosas, incluindo a seleção de mercados-alvo para entrada por meio de parcerias estrangeiras, joint ventures, licenças de exportação e franquias. Em um contexto de acirrada competição global, destacar-se requer o uso efetivo de ferramentas tecnológicas e digitais, como blockchain via bitcoin e tecnologias da informação, incluindo sites e redes sociais, para atrair novos clientes através de estratégias de marketing inovadoras. A escolha acertada do mercado-alvo é crucial, e mercados emergentes representam uma excelente opção, dada a sua economia em desenvolvimento, crescimento acelerado da indústria e modernização, criando oportunidades abundantes para a expansão organizacional. Entre os desafios enfrentados, destacam-se as diferenças culturais, questões político-legais como leis e regulamentações, a intensa concorrência, a gestão de equipes multinacionais e a administração da cadeia de suprimentos internacional, que podem acarretar custos adicionais, ineficiências e prejuízos. Conclui-se que, ao ingressar em um novo mercado, as empresas devem maximizar o uso de estratégias para superar esses desafios, realizando estudos aprofundados de mercado, economia, políticas, leis e regulamentos, e empregando tecnologias a seu favor para alcançar o sucesso na internacionalização. Este artigo, baseou-se em uma revisão bibliográfica meticulosa, visando ressaltar as estratégias e desafios da internacionalização empresarial, sublinhando sua importância para o crescimento econômico em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, rico em diversidade social e cultural.

Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Desafios; Mercados.

Abstract:

The internationalization of companies demands the adoption of careful strategies, including the selection of target markets for entry through foreign partnerships, joint ventures, export licenses and franchises. In a context of fierce global competition, standing out requires the effective use of technological and digital tools, such as blockchain via bitcoin and information technologies, including websites and social networks, to attract new customers through innovative marketing strategies. Choosing the right target market is crucial, and emerging markets represent an excellent option, given their developing economy, accelerated industry growth and modernization, creating abundant opportunities for organizational expansion. Among the challenges faced, cultural differences, political-legal issues such as laws and regulations, intense competition, the management of multinational teams and the administration of the international supply chain stand out, which can lead to additional costs, inefficiencies and losses. It is concluded that, when entering a new market, companies must maximize the use of strategies to overcome these challenges, carrying out in-depth studies of the market, economy, policies, laws and regulations, and employing technologies to their advantage to achieve success in the internationalization. This article was based on a meticulous bibliographic review, aiming to highlight the strategies and challenges of business internationalization, highlighting its importance for economic growth in an increasingly globalized and interconnected world, rich in social and cultural diversity.

Keywords: Strategies; Internationalization; Challenges; Markets.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!