RESUMO:
Este Artigo tem por pretensão discutir aspectos que colaboram nas decisões das empresas a buscarem a internacionalização, nesse cenário global, bem como apresentar os desafios e as oportunidades encontradas durante o processo de planejamento para entrada nos novos mercados, suas estratégias e, como o perfil do profissional é fundamental para a gestão e operacionalização desses problemas e dificuldades a serem enfrentados. Abordaremos aqui algumas teorias que versam sobre esse processo de internacionalização e que apresentam aspectos importantes que as empresas devem levar em consideração quando buscam esses novos mercados bem como suas relevâncias no momento da preparação do planejamento estratégico e operacional como geografia, cultura, idioma, política, economia, concorrência, definição de produtos e / ou serviços, por elucidarem o mercado em que buscam fazer novos negócios, perfil do consumidor e adequação dos serviços e produtos bem como perfil do profissional e, por refletirem quanto ao modelo de internacionalização como fusão, join-venture, aquisição, abertura de novas unidades e / ou subsidiárias no novo mercado.
Palavras-chave: Internacionalização das empresas. Estratégias. Planejamento Organizacional. Perfil Profissional.