RESUMO:
Em um ambiente político, social, econômico e tecnológico em contínuas alterações, a necessidade de inovação se tornou uma pedra angular para garantir a vantagem competitiva e a perenidade das organizações, independente de seus fins, lucrativos ou não, social, privado ou público. Nesse contexto, a capacidade de inovar não é mais uma escolha, mas uma exigência vital. A inovação possibilita que as organizações se antecipem às demandas da sociedade e do mercado, criem diferenciação em um ambiente cada vez mais saturado. Ao abraçar a inovação, as organizações podem identificar novas oportunidades de atuação, desenvolver produtos ou serviços únicos e aprimorar seus processos internos para alcançar níveis mais elevados de eficiência, permitindo se adaptarem de maneira ágil e permanecerem relevantes, mesmo diante de desafios inesperados. A busca constante pela inovação não apenas impulsiona o crescimento, mas também solidifica a posição das organizações em seu nicho de atuação. A inovação, quando incorporada à cultura organizacional, não é apenas uma estratégia momentânea, mas uma mentalidade que permeia todas as facetas da organização, estimulando o pensamento criativo e as práticas adaptativas. Neste cenário, o presente artigo, que se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo, a partir de trabalhos publicados, construir uma compreensão de como a inovação ocorre, bem como a criação de uma cultura de inovação e práticas que a suporte.
Palavras-chave: Inovação. Vantagem Competitiva. Adaptação. Diferenciação.