IMPACTOS DA GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO

ARTIGO CIENTÍFICO

 

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IMPACTOS DA GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO: REESTRUTURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATRAIR E RETER TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

AUTORES:
Alexandre de Abreu Escobar
Carlos Gustavo Lopes da Silva
Geisse Martins

Submetido em: 12/04/2024
Aprovado em: 20/04/2024
Publicado em: 20/04/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n1.01

RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da “Geração Z” no ambiente de trabalho diante da diversidade de gerações e as reestruturações necessárias que devem ser realizadas a fim de atrair e reter talentos da Geração Z nas organizações. No desenvolvimento deste estudo foram enumeradas as principais características desta geração, decorrentes principalmente de um mundo altamente conectado e com excesso de estímulos e foi analisado como estas características impactam na relação desses indivíduos com o ambiente de trabalho. O contexto histórico vivenciado por esta geração é diferente das anteriores, fazendo com que as expectativas e motivações com relação ao trabalho sejam diferentes e criando grandes desafios para as organizações. Para reter e atrair esses novos talentos, as organizações precisarão se adaptar, criando novos modelos de gestão, mais horizontais e que forneçam a estes jovens ferramentas mais tecnológicas, um ambiente que potencialize sua criatividade e que permita que eles participem do processo de construção e de tomada de decisões. Além disso, esta é uma geração que preza por reconhecimento financeiro, com bons salários e possibilidade de crescimento rápido dentro das organizações, sem deixar de levar em conta a qualidade de vida e o alinhamento com os propósitos e valores das organizações.

Palavras-chave: Diversidade de Gerações. Geração Z. Gestão de Pessoas. Organizações.

Abstract:

This article aims to analyze the impacts of “Generation Z” on the workplace given the diversity of generations and the permitted restructuring that must be carried out in order to attract and retain Generation Z talent in organizations. In developing this study, the main characteristics of this generation were enumerated, resulting mainly from a highly connected world with excess stimuli, and it was analyzed how these characteristics impact the relationship of these individuals with the work environment. The historical context experienced by this generation is different from previous ones, making expectations and motivations regarding work different and creating major challenges for organizations. To retain and attract these new talents, organizations need to adapt, creating new, more horizontal management models that provide these young people with more technological tools, an environment that enhances their creativity and allows them to participate in the construction and development process. decision-making. Furthermore, this is a generation that values ​​financial recognition, with good progress and the possibility of rapid growth within organizations, while taking into account quality of life and alignment with the organizations’ purposes and values.

Keywords: Diversity of Generations. Generation Z. People Management. Organizations.

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Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

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