GERAÇÃO Z: RELAÇÕES COM O AMBIENTE COMPETITIVO

ARTIGO CIENTÍFICO

 

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GERAÇÃO Z: RELAÇÕES COM O AMBIENTE COMPETITIVO

AUTORES:

Nicolau Pinheiro da Cunha

Submetido em: 15/08/2024
Aprovado em: 20/08/2024
Publicado em: 23/08/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n2.03

RESUMO:

O impacto causado por uma geração no mercado de trabalho é notório, a pouco era estudado o impacto da geração Y no mercado e agora não apenas se fala, mas já temos a geração Z ocupando o ambiente organizacional e pouco a pouco obrigando as organizações a passarem por um processo de reestruturação a fim de receber, cativar e manter esse novo perfil de profissional. Uma geração que vivencia o off-line com a on-line ao mesmo tempo, trabalha com conceitos diferentes, com um senso de urgência muito mais apurado, possuem um senso crítico mais aflorado e com maiores exigências sobre o que querem e aprendem muito mais sozinhos, mas sempre com a ajuda do ambiente virtual e possuem opiniões mais voláteis. Esta pesquisa tem como foco o ambiente organizacional o qual teve e tem sentido grande impacto ao ter os profissionais da geração Z inseridos na empresa, com isso temos como objetivo entender o real cenário em que a inserção da Geração Z no mercado de trabalho causa. Faremos este através de pesquisas qualitativas e quantitativas. Temos por conclusão que com todos estes pontos o desafio das organizações é não apenas atrair, mas também reter esta nova força de trabalho e com o intuito de fazer mudanças ou mesmo reestruturações dos modelos convencionais de gestão para modelos mais descentralizados e flexíveis, tudo para atender a chegada da geração Z no ambiente corporativo.

Palavras-chave: Geração Z, Corporativo, Organização, Conceitos.

Abstract:

The impact caused by a generation on the job market is notorious, recently the impact of generation Y on the market was studied and now it is not only talked about, but we already have generation Z occupying the organizational environment and little by little forcing organizations to undergo through a restructuring process in order to receive, captivate and maintain this new professional profile. A generation that experiences offline and online at the same time, works with different concepts, with a much more refined sense of urgency, has a more heightened critical sense and with greater demands on what they want and learns much more on their own , but always with the help of the virtual environment and have more volatile opinions. This research focuses on the organizational environment which had and has felt a great impact when having Generation Z professionals inserted in the company. Therefore, we aim to understand the real scenario in which the insertion of Generation Z in the job market causes. We will do this through qualitative and quantitative research. We conclude that with all these points the challenge for organizations is not only to attract, but also to retain this new workforce and with the aim of making changes or even restructuring conventional management models to more decentralized and flexible models, all to meet the arrival of generation Z in the corporate environment.

Keywords: Generation Z, Corporate, Organization, Concepts.

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Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

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