RESUMO:
O impacto causado por uma geração no mercado de trabalho é notório, a pouco era estudado o impacto da geração Y no mercado e agora não apenas se fala, mas já temos a geração Z ocupando o ambiente organizacional e pouco a pouco obrigando as organizações a passarem por um processo de reestruturação a fim de receber, cativar e manter esse novo perfil de profissional. Uma geração que vivencia o off-line com a on-line ao mesmo tempo, trabalha com conceitos diferentes, com um senso de urgência muito mais apurado, possuem um senso crítico mais aflorado e com maiores exigências sobre o que querem e aprendem muito mais sozinhos, mas sempre com a ajuda do ambiente virtual e possuem opiniões mais voláteis. Esta pesquisa tem como foco o ambiente organizacional o qual teve e tem sentido grande impacto ao ter os profissionais da geração Z inseridos na empresa, com isso temos como objetivo entender o real cenário em que a inserção da Geração Z no mercado de trabalho causa. Faremos este através de pesquisas qualitativas e quantitativas. Temos por conclusão que com todos estes pontos o desafio das organizações é não apenas atrair, mas também reter esta nova força de trabalho e com o intuito de fazer mudanças ou mesmo reestruturações dos modelos convencionais de gestão para modelos mais descentralizados e flexíveis, tudo para atender a chegada da geração Z no ambiente corporativo.
Palavras-chave: Geração Z, Corporativo, Organização, Conceitos.