Resumo:
A elaboração de um plano de negócios é crucial para empresas em crescimento, oferecendo direção e estratégias para alcançar o sucesso. Este artigo quer trazer para o entendimento como o uso do crowdsourcing, um modelo produtivo baseado na internet, como essa técnica pode ajudar na melhoria da elaboração desse tipo de documento. O crowdsourcing tem como conceito de que empresas exponham um problema e busquem soluções por meio da contribuição de um grupo indefinido de pessoas ou grupos. Ele utiliza o conhecimento coletivo e voluntário para resolver problemas e desenvolver soluções. Por isso, nesse artigo será explorado a estrutura e o processo criativo do crowdsourcing, destacando sua funcionalidade e benefícios. Esses benefícios incluem o envolvimento amplo de stakeholders, estímulo à geração de novas ideias, fomento à inovação contínua, aproveitamento do conhecimento compartilhado e coleta de dados valiosos. Conclui-se que o crowdsourcing pode ser uma ferramenta poderosa na construção de planos de negócios, pois envolve uma ampla gama de perspectivas e contribuições, impulsionando a criatividade, a inovação e o conhecimento compartilhado. O artigo utilizará uma metodologia de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão literária, para apresentar as melhores práticas na construção de um plano de negócios eficiente junto às práticas de crowdsourcing.
Palavras-chave: Plano de negócios. Crowdsourcing. Inovação. Conhecimento coletivo