RESUMO:
Este estudo tem por objetivo elucidar a importância da promoção da diversidade nas organizações, onde, por meio de uma pesquisa bibliográfica, será retrata a origem do emprego da diversidade nas organizações no Brasil, que surge nos anos 90, incentivado pelas subsidiárias norte-americanas em razão de uma cultura já implantada naquele país. No entanto, no início deste século, com o advento da globalização, pessoas de diferentes países e culturas começam a inter relacionar-se com a queda de barreiras físicas, onde torna-se nítido a contribuição de pessoas com vieses distintos traz a organização, propiciando a criação de vantagens competitivas por meio da relação de troca de conhecimento e experiências. Por outro lado, embora a diversidade seja benéfica às organizações, estudos nos trazem que ainda há barreiras para a plena inclusão quanto à gestão da diversidade nas organizações, principalmente para aquelas pessoas com deficiência, onde estas são inseridas, mas não inclusas enquanto a sua totalidade. Desta forma, para criar um ambiente inclusivo que propicie a diversidade nas organizações, torna-se necessário que as lideranças busquem promover a inclusão dos colaboradores, dar equidade às diferenças e proporcionar um ambiente de aprendizagem para a valorização da diversidade.
Palavras-chave: Inovação. Criatividade. Vantagem competitiva.