A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

AUTORES:

DEIVID CRUZ MOSCARDINI MARTINS

CARLOS GUSTAVO LOPES DA SILVA

GEISSE MARTINS

Submetido em: 12/04/2024
Aprovado em: 24/04/2024
Publicado em: 24/04/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n1.04

RESUMO:

Este estudo tem por objetivo elucidar a importância da promoção da diversidade nas organizações, onde, por meio de uma pesquisa bibliográfica, será retrata a origem do emprego da diversidade nas organizações no Brasil, que surge nos anos 90, incentivado pelas subsidiárias norte-americanas em razão de uma cultura já implantada naquele país. No entanto, no início deste século, com o advento da globalização, pessoas de diferentes países e culturas começam a inter relacionar-se com a queda de barreiras físicas, onde torna-se nítido a contribuição de pessoas com vieses distintos traz a organização, propiciando a criação de vantagens competitivas por meio da relação de troca de conhecimento e experiências. Por outro lado, embora a diversidade seja benéfica às organizações, estudos nos trazem que ainda há barreiras para a plena inclusão quanto à gestão da diversidade nas organizações, principalmente para aquelas pessoas com deficiência, onde estas são inseridas, mas não inclusas enquanto a sua totalidade. Desta forma, para criar um ambiente inclusivo que propicie a diversidade nas organizações, torna-se necessário que as lideranças busquem promover a inclusão dos colaboradores, dar equidade às diferenças e proporcionar um ambiente de aprendizagem para a valorização da diversidade.

Palavras-chave: Inovação. Criatividade. Vantagem competitiva.

Abstract:

This study aims to elucidate the importance of promoting diversity in organizations, where, through bibliographical research, it will portray the origin of the use of diversity in organizations in Brazil, which emerged in the 90s, encouraged by North American subsidiaries in reason of a culture already implanted in that country. However, at the beginning of this century, with the advent of globalization, people from different countries and cultures began to interact with each other with the fall of physical barriers, where it became clear that the contribution of people with different biases brings to the organization, providing the creation of competitive advantages through the exchange of knowledge and experiences. On the other hand, although diversity is beneficial to organizations, studies show that there are still barriers to full inclusion in terms of diversity management in organizations, especially for people with disabilities, where they are included, but not included as a whole. . Therefore, to create an inclusive environment that promotes diversity in organizations, it is necessary for leaders to seek to promote the inclusion of employees, give equality to differences and provide a learning environment to value diversity.

Keywords: Innovation. Creativity. Competitive advantage.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!