RESUMO:
A inovação é um conceito multifacetado que pode ocorrer em diferentes vertentes dentro de uma organização, considerada um imperativo estratégico para as empresas que buscam manter a relevância e obter uma vantagem competitiva. O presente artigo tem como objetivo explorar sobre a inovação no contexto corporativo, buscando formas de explorar a implantação de uma mentalidade voltada para inovação e com intuito de descobrir quais os recursos e práticas podem ser adotados. O estudo foi fundamentado através da metodologia de revisão bibliográfica, discutindo sobre a inovação, que pode se manifestar em múltiplas frentes como produtos, processos, organização e modelos de negócios, sendo capaz de estabelecer uma vantagem competitiva notável para as empresas. Cada uma dessas vertentes de inovação vem oferecendo variados benefícios competitivos, sendo que para incorporar uma cultura de inovação, é essencial que as organizações desenvolvam um ambiente que seja receptivo a novas ideias e esteja disposto a assumir riscos calculados. No entanto, para criar essa cultura de inovação demanda tempo, pois não é um processo que ocorre de maneira espontânea, por conta disso, torna-se necessário realizar o estabelecimento de práticas e a alocação de recursos que incentivem e sustentem a inovação. O treinamento e o desenvolvimento são maneiras que podem ser utilizadas para realizar o aprimoramento das habilidades de inovação dos funcionários e encorajar o pensamento criativo. Conclui-se que, é crucial haver o entendimento de que a inovação é um processo contínuo, que exige o engajamento e compromisso de todos os níveis organizacionais.
Palavras-chave: Inovação. Vantagem Competitiva. Cultura.