Autor: Prof. Hugo S. Ferreira
No dia a dia da vida de um estudante é importante destacar que a organização é um fator crucial para elevar seu desempenho em provas e testes de aptidão. A organização vai desde o estudo das matérias até a gestão eficiente do tempo de preparo, saber estabelecer limites e metas para o processo de estudo fará muita diferença. Dessa forma, confira abaixo 5 dicas, comprovadas pela ciência, para que seu estudo se torne produtivo para o Enem 2020.
É prudente começar os estudos com um bom e velho planejamento. Portanto, aconselha-se saber a quantidade de dias disponível para o estudo e montar a partir disso um cronograma com metas e objetivos de estudo. Em nosso subconsciente conseguiremos entender que nosso esforço é por prazo determinado, gerando assim, motivação para o empenho nos estudos. Pelo cronograma já definido pode-se organizar as matérias conforme o tempo de estudo, colocando metas de acordo com o decorrer do tempo estimado. Lembre-se sempre de priorizar as matérias que você não tem muita aptidão, deixando bastante tempo para revisão ou busca de suporte para um entendimento completo do assunto.
Outra dica que fará grande diferença para seu planejamento é organizar sua rotina de horários. Afinal, com a separação de um horário dedicado aos estudos te fará mais produtivo e menos cansado, diferencial extremamente importante para quem dispõe de pouco tempo para estudo. Por isso, é completamente relevante otimizar seu tempo e fazê-lo trabalhar ao seu favor.
Na prática, avalie qual turno você tem mais horas livres e que você se julga mais produtivo. Caso não consiga disponibilidade em nenhum dos turnos a saída será estudar aos sábados e domingos, lembrando sempre que quando o corpo está cansado a produtividade cai, portanto se faz necessário pausas de descansos e até mudança do ritmo e ambiente.
Equipamentos eletrônicos de visualização de livros e artigos são ótimos no dia a dia, pelo transporte e conveniência. No entanto, pesquisas apontam que os materiais de estudos tradicionais, como a leitura em material impresso são mais eficientes.
Em pesquisa pelo professor de psicologia da Universidade de Leicester na Inglaterra foi informado que os alunos que leem a matéria na tela do computador ou outros equipamentos eletrônicos necessitam de maiores repetições para compreensão do texto lido, comparado ao material impresso.
Contudo, nada adianta ter o material em formato adequado se o assunto não está bem definido, não é mesmo? Saber os conteúdos a serem aplicados na prova pode gerar grande diferencial para sua programação das matérias a serem estudadas.
Assuntos de difícil entendimento devem ser estudados nos horários com maior disposição para o estudo. Por exemplo, se pela manhã você é mais produtivo então os conteúdos mais difíceis devem ser estudados no início do dia.
O sistema Leitner criado em 1970 é uma metodologia de estudo eficiente para o uso de cartões de memória flash por estudantes que desejam aprender conteúdos que estão menos familiarizados pelo princípio da repetição espaçada. Nesta metodologia cartões com os conteúdos são revisados em intervalos crescentes. A figura abaixo ilustra como utilizar esta ferramenta de estudo.
Na prática, o aluno coloca várias perguntas na caixa 1. Diariamente tenta responder estas perguntas da primeira caixa, a medida que for acertando as perguntas deve-se passar os cartões para a caixa seguinte. Eventualmente as perguntas respondidas erradas voltarão para caixa anterior. Cada caixa será verificada por um determinado período de tempo pré determinado. Com este estudo as perguntas que o aluno tiver maior dificuldade serão revisadas com maior frequência.
Mudanças às vezes simples podem ser uma ótima alternativa para o crescimento progressivo da produtividade de estudo.
A troca de ambiente de estudo pode aumentar de forma significativa os níveis de retenção de informações, desempenho e concentração do estudante. Mas não somente o ambiente, podemos variar o tema de estudo ou até unir assuntos relacionados ou similares.
Não se prenda somente na leitura, o estudioso William Glasser formulou o que chamamos de “cone da aprendizagem” onde aponta que a leitura é resultado de apenas 10% do que aprendemos. Escutar, ver, ver e ouvir, conversar, perguntar, repetir, relatar, enumerar, explicar, resumir, escrever, dentre outras, são fatores importantes para implementar no nosso dia a dia de estudos, representando maiores ganhos no processo de aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, S. 10 dicas para estudar melhor (e menos) segundo a ciência. Disponível em: <https://www.napratica.org.br/dicas-para-estudar-melhor-ciencia/>. Acesso em: 27 fev. 2020.
ESTÁCIO. Como estudar mais em menos tempo? Veja 7 dicas que podem te ajudar! Disponível em: <https://blog.estacio.br/como-estudar-mais/?gclid=CjwKCAiA7t3yBRADEiwA4GFlIzHh7Opw1NS9EFgBAJ_Ac6IcVFDOKMS5jfYnwSRmV4Vm-94QRirhqBoCVT0QAvD_BwE>. Acesso em: 27 fev. 2020a.
IBF. Guia completo do estudo: 24 dicas para você estudar melhor! Disponível em: <https://www.ibfpos.com.br/noticias-1044-guia-completo-do-estudo-24-dicas-para-voce-estudar-melhor?gclid=CjwKCAiA7t3yBRADEiwA4GFlIyPhhVkpFdzzpm6_e0QNrdxWolUXOwSVNleWjiQGXhROODCFDcXU3hoCbOsQAvD_BwE>. Acesso em: 27 fev. 2020b.
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