RESUMO:
Atualmente vivemos em um tempo no qual as perspectivas e as percepções sobre a realidade, crenças e valores estão mudando. Diferenças entre gerações e a diversidade do público consumidor são fatores que precisam ser considerados no gerenciamento da cadeia de suprimentos, ainda mais em um cenário disruptivo. Este artigo oferece uma visão panorâmica sobre diversos conceitos fundamentais de gerenciamento da cadeia de suprimentos, considerando os desafios impostos pelas transformações no comportamento do consumidor. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo consistiu em uma abordagem de pesquisa bibliográfica descritiva e os assuntos abordados referem-se ao mercado, canais de distribuições, sustentabilidade, breve descrição da revolução industrial e produção lean. Além de alguns riscos e pontos que devem ser levados em consideração no momento do planejamento da cadeia de suprimentos, também é abordado sobre a importância de se ter uma visão e missão, bem clara, definida para toda a cadeia de suprimentos e da necessidade de respaldo jurídico na relação entre os membros que fazem parte da cadeia. Ao final podemos concluir que apenas suprir as necessidades dos clientes já não é mais o suficiente para garantir o sucesso e que o desalinhamento de um único elo, com os valores, percepções e crenças sociais, pode colocar em risco a continuidade de toda a cadeia de suprimentos.
Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Canal de Distribuição. Sustentabilidade. Produção Lean.