GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Pontos de Atenção no Planejamento e Gerenciamento da Cadeia

AUTORES:

RAFAEL AMARAL PEREIRA

Submetido em: 15/08/2024
Aprovado em: 20/08/2024
Publicado em: 23/08/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n2.05

RESUMO:

Atualmente vivemos em um tempo no qual as perspectivas e as percepções sobre a realidade, crenças e valores estão mudando. Diferenças entre gerações e a diversidade do público consumidor são fatores que precisam ser considerados no gerenciamento da cadeia de suprimentos, ainda mais em um cenário disruptivo. Este artigo oferece uma visão panorâmica sobre diversos conceitos fundamentais de gerenciamento da cadeia de suprimentos, considerando os desafios impostos pelas transformações no comportamento do consumidor. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo consistiu em uma abordagem de pesquisa bibliográfica descritiva e os assuntos abordados referem-se ao mercado, canais de distribuições, sustentabilidade, breve descrição da revolução industrial e produção lean. Além de alguns riscos e pontos que devem ser levados em consideração no momento do planejamento da cadeia de suprimentos, também é abordado sobre a importância de se ter uma visão e missão, bem clara, definida para toda a cadeia de suprimentos e da necessidade de respaldo jurídico na relação entre os membros que fazem parte da cadeia. Ao final podemos concluir que apenas suprir as necessidades dos clientes já não é mais o suficiente para garantir o sucesso e que o desalinhamento de um único elo, com os valores, percepções e crenças sociais, pode colocar em risco a continuidade de toda a cadeia de suprimentos.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Canal de Distribuição. Sustentabilidade. Produção Lean.

Abstract:

We currently live in a time in which perspectives and perceptions about reality, beliefs and values ​​are changing. Differences between generations and the diversity of the consumer public are factors that need to be considered in supply chain management, even more so in a disruptive scenario. This article offers a panoramic view of several fundamental supply chain management concepts, considering the challenges posed by transformations in consumer behavior. The methodology adopted for the development of this study consisted of a descriptive bibliographic research approach and the topics covered refer to the market, distribution channels, sustainability, brief description of the industrial revolution and lean production. In addition to some risks and points that must be taken into consideration when planning the supply chain, it also addresses the importance of having a very clear vision and mission defined for the entire supply chain and the need for support legal in the relationship between the members that are part of the chain. In the end, we can conclude that simply meeting customer needs is no longer enough to guarantee success and that the misalignment of a single link, with values, perceptions and social beliefs, can put the continuity of the entire supply chain at risk. supplies.

Keywords: Supply Chain. Distribution channel. Sustainability. Lean production.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!