A INTERSECÇÃO DA TECNOLOGIA E DO DESIGN INSTRUCIONAL COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

A INTERSECÇÃO DA TECNOLOGIA E DO DESIGN INSTRUCIONAL COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS

AUTORES:

MARILÂINE DALBERTO ALVES GATTO

Submetido em: 02/07/2024
Aprovado em: 06/07/2024
Publicado em: 06/07/2024
DOI: 10.56876/revistaviabile.v3n2.01

RESUMO:

Com o advento da Educação Moderna, é fundamental ressaltar que a tecnologia tem desempenhado um papel transformador ao enaltecer, ampliar e dar visibilidade ao trabalho do design instrucional. Este trabalho tem como objetivo descrever o design instrucional e a sua intersecção com a tecnologia, destacando como a integração entre ambos potencializa a eficácia das práticas educacionais. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva para este estudo. O uso massificado dessas tecnologias tem redefinido as práticas educacionais, proporcionando oportunidades únicas para personalização, interatividade e acessibilidade no aprendizado. Dessa forma, o estudante tem a chance de ser protagonista, disseminador e agente de mudança. Além disso, a tecnologia facilita a criação de ambientes de aprendizagem adaptativos e colaborativos, permitindo que os educadores atendam às necessidades individuais dos alunos e promovam um ensino mais inclusivo e equitativo. Isso reforça a importância de uma abordagem integrada entre tecnologia e design instrucional para o futuro da educação, ampliando as possibilidades de inovação e evolução contínua.

Palavras-chave: Design instrucional; tecnologia; educação; protagonista.

Abstract:

Com o advento da Educação Moderna, é fundamental ressaltar que a tecnologia tem desempenhado um papel transformador ao enaltecer, ampliar e dar visibilidade ao trabalho do design instrucional. Este trabalho tem como objetivo descrever o design instrucional e a sua intersecção com a tecnologia, destacando como a integração entre ambos potencializa a eficácia das práticas educacionais. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva para este estudo. O uso massificado dessas tecnologias foi redefinido como práticas educacionais, oferecendo oportunidades únicas para personalização, interatividade e acessibilidade no aprendizado. Dessa forma, o estudante tem a chance de ser protagonista, divulgador e agente de mudança. Além disso, a tecnologia facilita a criação de ambientes de aprendizagem adaptativos e colaborativos, permitindo que os educadores atendam às necessidades individuais dos alunos e promovam um ensino mais inclusivo e equitativo. Isso reforça a importância de uma abordagem integrada entre tecnologia e design instrucional para o futuro da educação, ampliando as possibilidades de inovação e evolução contínua.

Keywords: Projeto instrucional; tecnologia; educação; protagonista.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!