RESUMO:
Conhecer e entender quais ferramentas os profissionais e organizações têm a sua disposição, em um mundo em constante mudança, onde as adversidades assumem formas e formatos diferentes a cada momento, sendo que o grande desafio não é técnico, mas sim humano, é primordial para o sucesso. Dentro deste cenário, profissionais e organizações precisam ter um olhar além das habilidades ou conceitos tradicionais de inteligência e solução de problemas. A resiliência, termo há muito utilizado no âmbito da física para denotar a habilidade de um material de retornar ao seu estado original após ser submetido a deformações, adquire conotações no contexto laboral que dizem respeito à capacidade de assimilar revezes, adaptar-se, aprimorar-se e, a inteligência emocional, conceito mais contemporâneo que investiga a aptidão para lidar com as próprias emoções e as dos outros, gradativamente assume relevância no repertório de conhecimentos e competências essenciais para as organizações modernas e seus colaboradores. Em vista disso, o presente artigo, que se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo, a partir de trabalhos publicados, construir uma compreensão dos conceitos fundamentais, possibilidade do aprendizado e utilização por empresas e profissionais no desempenho de suas atividades e funções. Dominar a habilidade de gerir as próprias emoções e sentimentos, bem como os alheios, e superar situações estressantes para progredir a partir delas confere uma vantagem competitiva aos profissionais e às organizações em suas interações diárias.
Palavras-chave: Resiliência. Inteligência Emocional. Sentimentos. Adaptação.