GERAÇÃO Z: atrair, reter e gerir profissionais desse grupo

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

GERAÇÃO Z: atrair, reter e gerir profissionais desse grupo

AUTORES:
Carlos Gustavo Lopes da Silva
Geisse Martins
Hugo Silva Ferreira
Rodrigo Venâncio Fonseca

Submetido em: 19/11/2023
Aprovado em: 08/12/2023
Publicado em: 08/12/2023
DOI: 10.56876/revistaviabile.v2n4.06

RESUMO:

Este estudo é uma análise essencialmente de natureza qualitativa exploratória sobre a geração Z. A qual é marcada no tempo como o conjunto de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. E por isso apresentam uma série de características em comum. Muitas delas ligadas à conectividade. Devido a isso também são chamados de nativos digitais. Uma geração marcada por um mundo entra transformação econômica, social e ambiental muito forte e rápida. Esses jovens procuram no mercado de trabalho condições diferentes das gerações anteriores. Aspectos como responsabilidade socioambiental da empresa, lideranças mais democráticas, autodesenvolvimento são aspectos fortemente desejados. Atraí-los e mantê-los nos negócios deve ser visto como essencial e possivelmente uma vantagem competitiva. Alguns obstáculos estarão presentes, como a necessidade de uma gestão capacitada e que compreenda as características individuais desses colaboradores. Feedbacks e conversas são ferramentas úteis para esse grupo que aguarda por ascensão rápida e oportunidades de liderança. Aspectos básicos como remuneração, descanso, segurança continuam importantes para esse trabalhador, mas a relevância de estima e realização pessoal ganham peso. A interação saudável entre as gerações tem potencial para gerar novas ideias, expandir conhecimentos e consequentemente inovações.

Palavras-chave: Geração Z. Transformação. Interação. Essencial. Atrair. Manter.

Abstract:

This study is essentially an exploratory qualitative analysis of generation Z. Which is marked in time as the set of people born between 1995 and 2010. And therefore they have a number of characteristics in common. Many of them connected to connectivity. Because of this, they are also called digital natives. A generation marked by a world that is undergoing very strong and fast economic, social and environmental transformation. These young people seek different conditions in the job market than previous generations. Aspects such as the company’s socio-environmental responsibility, more democratic leadership, and self-development are strongly desired aspects. Attracting and keeping them in business must be seen as essential and possibly a competitive advantage. Some obstacles will be present, such as the need for a capable management that understands the individual characteristics of these employees. Feedbacks and conversations are useful tools for this group that waits for rapid ascension and leadership opportunities. Basic aspects such as remuneration, rest, and safety are still important for these workers, but the relevance of esteem and personal fulfillment gain weight. The healthy interaction between generations has the potential to generate new ideas, expand knowledge, and consequently innovations.

Keywords:  Generation Z. Transformation. Interaction. Essential. Attract. Keep.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!