A CRIATIVIDADE, PRÉ-REQUISITO PARA INOVAR, E INOVAÇÃO, FERRAMENTA FUNDAMENTAL, PARA VANTAGEM COMPETITIVA

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Segue abaixo artigo científico publicado na Revista Cientifica Multidisciplinar Viabile. Como modo de democrativação da educação e do conhecimento científico, fazemos um “Bate papo como o Autor” que fica disponível na nossa plataforma do youtube, acesse aqui, conheça também nossos demais artigos e outras soluções.

A CRIATIVIDADE, PRÉ-REQUISITO PARA INOVAR, E INOVAÇÃO, FERRAMENTA FUNDAMENTAL, PARA VANTAGEM COMPETITIVA

AUTORES:
Carlos Gustavo Lopes da Silva
Geisse Martins
Hugo Silva Ferreira
Rodrigo Venancio Fonseca

Submetido em: 06/08/2023
Aprovado em: 06/12/2023
Publicado em: 06/12/2023
DOI: 10.56876/revistaviabile.v2n4.02

RESUMO:

A sobrevivência ou a melhoria de uma empresa depende necessariamente de suas vantagens competitivas. São estas que mantêm a capacidade de competição dentro do mercado. E sem essas a desatualização é um destino certo. Em seguida o desaparecimento. O mecanismo encontrado na renovação e manutenção de vantagens competitivas é a inovação. Esta é responsável por desenvolver soluções efetivas aos clientes ao mesmo tempo que gera valor econômico à organização. Criar soluções aumenta o senso de utilidade e isso gera valor. O cliente pode ser interno ou externo. A solução pode ser um processo de melhoria ou pode mudar a percepção do mercado quanto ao produto, ou serviço e de modo mais raro e impactante pode ser disruptivo. Isso tende a ser ainda mais relevante e coloca a instituição em uma posição de maior destaque. A ferramenta essencial ao processo de inovação é a criatividade. Habilidade de resolver problemas. Pode e deve ser desenvolvida e estimulada. Depende das vivências de cada pessoa e pode ser fruto das interações sociais, materiais e são circunstanciais. Gerar uma vantagem competitiva necessita de inovação. Um processo inovador decorre de uma ou mais ações criativas.

Palavras-chave: Vantagens competitivas. Inovação. Solução. Criatividade.

Abstract:

The survival or improvement of a company necessarily depends on its competitive advantages. These are the ones that maintain the ability to compete within the market. And without these, outdating is a sure destination. And then the disappearance. The mechanism found in the renewal and maintenance of competitive advantages is innovation. This is responsible for developing effective solutions for customers while generating economic value for the organization. Creating solutions increases the sense of utility and that generates value. The client can be internal or external. The solution can be an improvement process or it can change the market’s perception of the product or service and, in a rarer and more impactful way, it can be disruptive. This tends to be even more relevant and puts the institution in a more prominent position. The essential tool for innovation process is creativity. Ability to solve problems. It can and should be developed and encouraged. It depends on the experiences of each person and can be the result of social, material and circumstantial interactions. Generating a competitive advantage requires innovation. An innovative process follows one or more creative actions.

Keywords:Competitive advantages. Innovation. Solution. Creativity.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto Viabile
ISSN: 2764-846X

VEJA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja nossos outros volumes e acompanhe todo o fomento que o Instituto Viabile tem para com a área Acadêmica/Científica!