RESUMO:
Em um cenário global altamente competitivo, as organizações a cada dia necessitam de expandir seus negócios além das fronteiras nacionais e alcançar novos mercados. Uma estratégia que vem fomentando interesse e curiosidade é a internacionalização, onde por meio desse processo é possível conduzir o negócio além das barreiras nacionais, prospectando novos clientes, explorando novos mercados, além de impulsionar o crescimento econômico global. Este artigo tem como objetivo apresentar as principais estratégias de internacionalização, assim como desafios enfrentados durante a implementação, considerando aspecto da diversidade social e cultural para a expansão global. Este trabalho está amparado na pesquisa de revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Empregando-se de pesquisas nas bases de dados do Google Acadêmico, em adição a consultas em websites. Dentre as conclusões, se aponta que as empresas ao adotar uma abordagem responsável e sustentável no processo de internacionalização, podem impulsionar a escalabilidade nos negócios e contribuir para o crescimento econômico do país de origem, assim como do país de destino, respeitando a diversidade social e cultural do planeta.
Palavras-chave: Internacionalização. Desafios gerenciais. Crescimento econômico