Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo das diferentes literaturas que apresentam o tema liderança para a geração Z e as estratégias utilizadas pelas empresas para construir um ambiente favorável e apropriado à atração e retenção desses talentos. Identifica os fatores que contribuem para a melhoria das práticas organizacionais e o desenvolvimento de competências necessárias para liderar essa geração que nasceu conectada e busca conciliar os seus propósitos pessoais com sucesso na carreira. Reúne a contribuição de diferentes autores sobre os fatores que contribuem para motivar, remunerar e liderar os jovens que representam a geração Z. Apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a empregabilidade e grau de satisfação em relação à remuneração, comunicação, feedback, perfil de liderança dos gestores e expectativas sobre o modelo organizacional ideal para trabalhar. Estudantes dos cursos técnicos em Administração e Recursos Humanos participaram da pesquisa, contribuindo com a suas experiências em ambiente organizacional, expectativas sobre o mercado de trabalho e os fatores que motivam para a busca de novas oportunidades profissionais e realização pessoal.
Palavras-chave: Liderança, Geração Z, Satisfação, Organizações.